A professional manicurist provides nail care in a stylish, modern salon setting.

Cresce o uso de deepfakes em golpes financeiros no Brasil

Deepfakes: A nova arma dos golpistas financeiros

O Brasil registra um aumento alarmante no uso de deepfakes para a prática de golpes financeiros. Criminosos estão empregando vídeos e áudios falsos, gerados por inteligência artificial, para se passar por familiares, amigos ou autoridades bancárias, com o objetivo de fraudar transações, obter dados pessoais e extorquir as vítimas.

Segundo dados da Polícia Federal, o número de denúncias envolvendo deepfakes em fraudes financeiras cresceu 350% nos últimos seis meses. Bancos e instituições financeiras também confirmam o aumento das tentativas de golpe, o que tem gerado grande preocupação.

“A sofisticação dessas tecnologias dificulta a identificação da fraude. Os deepfakes estão cada vez mais realistas, o que torna essencial que as pessoas estejam atentas e desconfiem de qualquer pedido de dinheiro ou informação pessoal feito por vídeo ou áudio, mesmo que pareça vir de alguém conhecido”, alerta o delegado da Polícia Federal, Ricardo Albuquerque.

Como se proteger dos golpes com deepfakes

  • Desconfie: Seja cauteloso com qualquer contato inesperado, principalmente se envolver pedidos de dinheiro ou informações pessoais.
  • Verifique: Confirme a identidade da pessoa por outros meios, como uma ligação telefônica ou mensagem de texto para um número já conhecido.
  • Proteja seus dados: Não compartilhe informações pessoais em ligações ou mensagens suspeitas.
  • Denuncie: Se você for vítima de um golpe ou suspeitar de uma tentativa de fraude, registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil ou Federal.

Especialistas em segurança cibernética recomendam a implementação de sistemas de autenticação mais robustos, como a biometria facial combinada com outros fatores, para dificultar a ação dos criminosos. Além disso, alertam para a necessidade de campanhas de conscientização para informar a população sobre os riscos e como se proteger dos deepfakes.

Publicar comentário