Goiânia: Sequestro-relâmpago mira idosos e cresce 40% em um ano
Goiânia, GO – Uma onda de sequestros-relâmpago tendo idosos como alvo tem alarmado a população de Goiânia. Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) revelam um aumento de 40% nos casos registrados nos últimos 12 meses, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Perfil das vítimas e modus operandi
As vítimas, em sua maioria, são pessoas com mais de 65 anos, abordadas geralmente ao sair de agências bancárias, supermercados ou farmácias. Os criminosos, em grupos de dois ou três, utilizam carros para render as vítimas e as obrigam a realizar saques e transferências bancárias sob ameaça. A ação, que dura em média de 30 minutos a 2 horas, visa o esvaziamento das contas bancárias das vítimas.
Impacto e Resposta das Autoridades
O aumento expressivo desses crimes tem gerado um sentimento de insegurança na população idosa de Goiânia. “Meus pais estão apavorados. Eles têm medo de sair de casa sozinhos agora”, relata Ana Paula Silva, moradora do Setor Bueno. A SSP-GO anunciou o reforço do policiamento ostensivo nas áreas de maior incidência e a criação de uma força-tarefa especializada para investigar os casos.
Dicas de Prevenção
Especialistas em segurança pública recomendam que idosos evitem sacar grandes quantias em dinheiro, prefiram realizar transações bancárias online e, se necessário, estejam acompanhados de alguém de confiança. “É importante ficar atento ao entorno e evitar áreas desertas, principalmente à noite”, orienta o delegado responsável pela investigação.
Recomendações da Polícia Civil:
- Evite ostentar objetos de valor.
- Esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor.
- Desconfie de estranhos que se aproximem com conversas.
- Em caso de suspeita, acione a polícia imediatamente.
Publicar comentário